quarta-feira, 25 de junho de 2008

ORAÇÃO DE AGRADECIMENTO DOS IROQUOIS

Adaptada por Rogério Mariani (Bari Meri)

Introdução

Estas palavras de agradecimento vem do povo nativo conhecido como Haudenosaunee (também Iroquois ou Seis Nações: Mohawk, Oneida, Cayuga, Onondaga, Seneca e Tuscarora) do norte dos Estados Unidos e Canadá.. Esta oração tem raízes antigas, datada mais de mil anos atrás na formação da Grande Lei da Paz por um homem chamado o Mensageiro da Paz. Hoje estas palavras ainda são faladas.

A oração segue uma seqüência que nos permite conectar com toda a Criação. É baseada no pensamento que o mundo deverá ser valorizado e que uma comunicação espiritual de agradecimento e reconhecimento por parte de todos os seres vivos deverá ocorrer para alinhar as mentes e os corações do povo com a Natureza. Isto se constitui o carro-chefe da cultura.

As dez primeiras saudações do ciclo de agradecimento estão ligadas à planeta Terra, as cinco seguintes ao Universo e as duas últimas ao Além do Espaço: Seres Eternos, Mãe Terra, as Águas, Seres Marinhos, Vegetação, Plantações, Plantas Curadoras, Animais, Povo em Pé, Pássaros, Os Quatro Ventos, Raios e Trovões, Avô Sol, Avó Lua, Estrelas e Planetas, Mestres e Protetores, O Criador.

Seres Eternos

Nós temos recebidos muito de todos os seres vivos e chegou a hora de vivermos em harmonia e equilíbrio com todos os seres vivos, povos e nações. É hora de canalizarmos nossas intenções através dos nossos corações, mentes e almas, desejando e construindo uma maior paz, união, respeito e compreensão entre todos nós, seres eternos.

Mãe Terra

Agradecemos à grande Mãe Terra pelos seus cuidados, pelos alimentos que nos oferece, pela sustentação que nos dá, pelo exemplo que é, por toda a beleza que nos oferece. Nesse momento, unimos nossos corações e agradecemos às colheitas e aos plantios e tudo mais que nos oferece.
As Águas Agradecemos às águas, em todas as suas formas, por matar nossa sede, molhar nossas plantações, nos conduzirem a novos mundos e por nos ensinar a sermos flexíveis, fortes, suaves e prósperos. Nesse momento, unimos nossos corações e agradecemos à Grande Força das Águas.
Seres Marinhos


Agradecemos aos seres marinhos, os peixes que purificam e movimentam as águas e que deram origem aos povos terrestres. Agradecemos por se oferecerem para saciar nossa fome e alimentar nossos filhos e por tudo mais que vem nos ensinando sobre a vida nos mares. Unimos nossos corações e agradecemos aos peixes e os seres do mar.

Vegetação

Agradecemos ao verde e às cores que cobrem as planícies e montanhas que embelezam e suavizam nossas caminhadas. Agradecemos a beleza que nos é oferecida. Nesse momento, unimos nossos corações e agradecemos aos gramados e plantas que suavizam nossas caminhadas.

Plantações


Agradecemos às plantas que se oferecem para alimentar nosso corpos: o milho, o trigo, feijão e arroz e tantas outras que são tão presentes em nossos pratos e saciam nossa fome. Nesse momento, unimos os nossos corações e agradecemos às plantas que crescem nas lavouras e que nos fornecem o alimento.

Plantas Curadoras



Agradecemos às plantas sagradas que curam nosso corpos e mentes, que aliviam nossa dor e purificam nosso ambiente. Agradecemos às raízes, cactos, cipós e flores sagradas que crescem e nos ensinam a ser mais saudáveis e fortes. Unimos nossos corações e agradecemos o exemplo desses seres doadores e curadores e sua medicina.

Animais


Agradecemos aos animais pela sua doação, sabedoria, movimento e integração que tanto tem nos ensinado e feito com que possamos resgatar tantas coisas. Unimos nossos corações e agradecemos a todas as espécies de animais por habitarem nosso planeta.

Povo em Pé

Agradecemos ao povo em pé -- as árvores -- por toda sua sabedoria e doação, sua sombra, o seu abrigo, o oxigênio que respiramos e por tantas coisas mais que nos oferecem. Unimos nossos corações e agradecemos ao povo em pé por tudo que nos oferece.

Pássaros

Agradecemos aos pássaros pela sua beleza e sua música, por seu exemplo e tudo que nos proporcionam -- por nos ensinar a voar e a cantar. Unimos nossos corações e agradecemos aos pássaros e sua sabedoria.

Os Quatro Ventos



Agradecemos aos Quatro Ventos que trazem as estações, as mensagens das direções, o movimento dos moinhos e dos barcos e o frescor para nossas vidas. Unimos nossos corações e agradecemos a sabedoria e os ensinamentos dos Quarto Ventos.

Raios e Trovões


Agradecemos a sabedoria e a energia dos trovões que vem do oeste, que purificam a terra e trazem a chuva. Agradecemos aos seres trovões por seu exemplo de energia, força e justiça. Unimos nossos corações e agradecemos aos raios e trovões.

Avô Sol


Agradecemos ao grande Sol que é a fonte de origem de todos os fogos da vida. Agradecemos pelo calor e luz que nos oferece e toda a beleza e sabedoria que emana e todas as possibilidades que gera. Unimos nossos corações e agradecemos ao grande Avô Sol.

Avó Lua


Agradecemos à Lua que influencia os ciclos das águas e os nascimentos das crianças -- a grande Avó que nos ensina a hora de plantar e de colher e toda a sua sabedoria na arte de sonhar. Unimos nossos corações e agradecemos à grande Avó Lua.

Estrelas e Planetas


Agradecemos às estrelas e aos planetas por sua beleza e sabedoria, por nos guiar de noite, nos ensinar sobre o universo e nos fazer sonhar, trazendo a luz do cosmo. Unimos nossos corações e agradecemos às estrelas e aos Povos das Estrelas por seu carinho.

Mestres e Protetores


Agradecemos aos mestres que vieram nos ensinar e nos orientar. Agradecemos a paciência dos mestres e protetores que nos ajudam nessa estrada da vida de integração e maturidade. Unimos nossos corações e agradecemos aos mestres e protetores que iluminam nosso caminho.

O Criador


Agradecemos ao Grande Espírito que possibilitou o crescimento e o desenvolvimento de todos os seres do cosmo e quem vê cada um de nós como luz infinita. Unimos os nossos corações e agradecemos ao grande Criador por tudo que possibilita para todos.

Hoo!

Nenhum comentário: