terça-feira, 18 de março de 2008

Tierramérica

Tierramérica é um serviço especializado de informação sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, produzido pela agência internacional de notícias Inter Press Service (IPS).
A oferta multimídia de Tierramérica inclui uma página semanal publicada em uma cadeia de 20 jornais e transmitida através de 400 emissoras de radio em 11 países de América Latina.
A informação tambiém está disponível na Internet em português, espanhol e inglês no site http://tierramerica.net/.
Terramérica é um espaço de debate onde conflui uma gama diversa de atores sociais da América Latina e do mundo. Seu Conselho Editorial está integrado por José Roberto Marinho, Carlos Fuentes, Rigoberta Menchú, Maurice Strong, Elena Poniatowska e César Gaviria, entre outras personalidades.
É patrocinado pela Organização das Nações Unidas, através do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
A história do Terramérica começou em 1995. Em sua primeira fase, o projeto produziu um suplemento bimestral distribuído por 12 jornais em 11 países, e alcançou a tiragem de um milhão de exemplares. Com uma diagramação atraente, Terramérica recebeu o Prêmio de Excelência da "The Society of Newspaper Design", em 1996.
Desde 2000, a edição impressa semanal do Terramérica é publicada em jornais e revistas do Brasil, Belize, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Estados Unidos, Honduras, México, Panamá, Uruguai e Venezuela.
O Conselho Administrativo do Terramérica é integrado pelos diretores do Pnud, Pnuma e da IPS para a América Latina e o Caribe.
A coordenação geral e tecnológica do Terramérica tem sede no Uruguai, a coordenação editorial no México e as coordenações de rádio e da edição em português na Venezuela e no Brasil, respectivamente.
O Conselho Editorial do Terramérica é integrado por ganhadores do Prêmio Nobel, ex-presidentes, destacados escritores, cientistas, comunicadores, cantores, líderes indígenas e outras personalidades do mundo.
O boletim semanal é composto pelos seguintes itens: reportagem principal; destaques; análise; dialogos; grandes nomes, e eco-breves.
Em sua seção de arquivo podem ser encontradas as edições anteriores, desde 04 jun 2000.
Para as edições de 04 jun 2000 até 23 dez 2002, acesse:
http://www.tierramerica.info/archivo_old_esp.php
Para as edições de 06 jan 2003 até a atual (17 mar 2008), acesse:
http://www.tierramerica.info/archivo.php?lang=esp

Nenhum comentário: