segunda-feira, 31 de março de 2008

PARA PENSAR

"Vivemos numa época perigosa. O homem quer dominar a natureza antes que tenha aprendido a dominar-se a si mesmo." (Albert Schweitzer).

sexta-feira, 28 de março de 2008

BOMBAS DE SEMENTES

Para fazer brotar plantas e flores em canteiros abandonados que precisem urgentemente de algum verde.

  1. Misture num balde 2 partes de sementes e 3 de adubo, e depois acrescente 5 partes de argila em pó.
  2. Jogue água e misture até formar uma massa úmida. Enrole bolinhas de cerca de 2 centímetros.
  3. Saia pelas ruas e jogue cuidadosamente essas bolinhas em canteiros e praças degradadas.
  4. As "Bombas" carregam nutrientes suficientes para que os brotos comecem a crescer em solo pobre - é só esperar as próximas chuvas.

Fonte: Revista Vida Simples Nº 65 - Abril 2008 (http://www.revistavidasimples.com.br/)

quarta-feira, 26 de março de 2008

PROTEJA AS FLORESTAS

Por anos os ambientalistas foram vistos como "eco-chatos". Mas em tempos de aquecimento global, as árvores precisam de mais defensores do que nunca. O papel delas no aquecimento global é crítico, pois mantém a quantidade de gás carbônico controlada na atmosfera.

terça-feira, 25 de março de 2008

GEOBIOLOGIA

Geobiologia = Ciência que estuda a relação entre a Terra e os seres que a habitam.
A Geobiologia é também conhecida como a Medicina do Habitat porque estuda como os ambientes podem influenciar diretamente nossa saúde, incentivando-a ou agindo de maneira a deteriorar nosso bem mais precioso.
A área de estudo da Geobiologia para determinar os fatores em jogo nesta delicada interação Homem-Ambiente é ampla. Influências que provêm do solo geradas por águas subterrâneas, linhas do campo magnético terrestre, formas arquitetônicas, decoração, qualidade do ar, da água, poluição sonora e eletromagnética, radiações cósmicas, materiais de construção, e uma série de outros itens são peças chaves na determinação de locais salubres ou enfermos.
Conhecida há quase um século a Geobiologia é hoje ensinada nas maiores faculdades de arquitetura da Europa e a cada dia ganha mais espaço no Brasil, na medida em que aumenta a consciência e a busca da população por uma maior qualidade de vida.
A Organização Mundial de Saúde recentemente descreveu como Síndrome do Edifício Enfermo a condição médica onde indivíduos adoecem sem razão aparente ao habitar ou trabalhar em um dado edifício, e que os sintomas se agravam com o aumento da permanência do mesmo. Complementa dizendo que esta condição leva a uma severa diminuição da capacidade de trabalho e perda de produtividade. Criar casas e ambientes saudáveis e propor soluções para tornar edifícios enfermos em locais benéficos é o objetivo da Geobiologia.
Este site abriga as informações profissionais do Geobiólogo Allan Lopes Pires e cede espaço para que o IBG (Instituto Brasileiro de Geobiologia, Biologia da Construção e Arte Zahori) possua sua home page temporária até que a definitiva (www.geobiologia.org.br) esteja construída.

segunda-feira, 24 de março de 2008

PLANTE UMA ÁRVORE

Uma árvore absorve uma tonelada de gás carbônico durante sua vida.
Plante árvores no seu jardim ou através do
Clickarvore <http://www.clickarvore.com.br/>,
ou inscreva-se em programas como o
SOS Mata Atlântica <http://www.sosmatatlantica.org.br/>
ou Iniciativa Verde <http://www.thegreeninitiative.com/pt/>.

sexta-feira, 21 de março de 2008

A Regeneração do Solo

Livro de autoria de José Maria Campos (Clemente), tem como sub-título "Aos que cuidam do solo e zelam pela sua evolução", propõe um programa de regeneração do solo que visa a despertar seu potencial criador e a abrir novos campos de colaboração do reino dévico e do reino elemental com o ser humano.
Não devemos nos esquecer, contudo, de que o trabalho de regeneração começa com a pureza da nossa atitude. Foi a atuação predatória do ser humano que levou o solo a perder a vitalidade original, que degradou o ambiente e contaminou mananciais.
Deixar de lado a intenção egoísta de abusar dos frutos da terra é o primeiro passo para o acesso a novos potenciais, a novos recursos e a leis mais amplas da Supranatureza, a inteligência maior que rege a Natureza.

O livro pode ser encontrado na Editora Pensamento, e também nas livrarias.
Acesse:  http://www.pensamento-cultrix.com.br/regeneracaodosoloa,product,85-315-1357-X,62.aspx

quarta-feira, 19 de março de 2008

Fundamentos da Agricultura Biodinâmica

O livro "Fundamentos da Agricultura Biodinâmica" de autoria de Rudolf Steiner tem como sub-título "Vida nova para a terra". O livro é a transcrição do curso ministrado em Koberwitz, perto de Breslau (Alemanha), de 7 a 16 de junho de 1924, abrangendo oito conferências, quatro séries de respostas a perguntas dos ouvintes e uma alocução. Também está incluída, a título de introdução, conferência proferida em Dornach (Suiça), em 20 de junho de 1924.

No livro se fala sobre as influências cósmicas no crescimento vegetal, na nutrição animal e nas cores florais, sobre o combate às pragas da lavoura com a própria substância das plantas e animais 'nocivos' - os famosos Preparados Biodinâmicos - trazendo aos interessados, uma prática agrícola realmente renovadora e ao mesmo tempo resgatadora de uma sabedoria ancestral orgânica e ecológica.

O livro pode ser encontrado na Editora Antroposófica no link  (http://antroposofica.lojavirtualfc.com.br/prod,IDLoja,472,Y,436374225807,IDProduto,36717,agricultura-fundamentos-da-agricultura-biodinamica---rudolf-steiner ), e também nas melhores livrarias.

terça-feira, 18 de março de 2008

Tierramérica

Tierramérica é um serviço especializado de informação sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, produzido pela agência internacional de notícias Inter Press Service (IPS).
A oferta multimídia de Tierramérica inclui uma página semanal publicada em uma cadeia de 20 jornais e transmitida através de 400 emissoras de radio em 11 países de América Latina.
A informação tambiém está disponível na Internet em português, espanhol e inglês no site http://tierramerica.net/.
Terramérica é um espaço de debate onde conflui uma gama diversa de atores sociais da América Latina e do mundo. Seu Conselho Editorial está integrado por José Roberto Marinho, Carlos Fuentes, Rigoberta Menchú, Maurice Strong, Elena Poniatowska e César Gaviria, entre outras personalidades.
É patrocinado pela Organização das Nações Unidas, através do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
A história do Terramérica começou em 1995. Em sua primeira fase, o projeto produziu um suplemento bimestral distribuído por 12 jornais em 11 países, e alcançou a tiragem de um milhão de exemplares. Com uma diagramação atraente, Terramérica recebeu o Prêmio de Excelência da "The Society of Newspaper Design", em 1996.
Desde 2000, a edição impressa semanal do Terramérica é publicada em jornais e revistas do Brasil, Belize, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Estados Unidos, Honduras, México, Panamá, Uruguai e Venezuela.
O Conselho Administrativo do Terramérica é integrado pelos diretores do Pnud, Pnuma e da IPS para a América Latina e o Caribe.
A coordenação geral e tecnológica do Terramérica tem sede no Uruguai, a coordenação editorial no México e as coordenações de rádio e da edição em português na Venezuela e no Brasil, respectivamente.
O Conselho Editorial do Terramérica é integrado por ganhadores do Prêmio Nobel, ex-presidentes, destacados escritores, cientistas, comunicadores, cantores, líderes indígenas e outras personalidades do mundo.
O boletim semanal é composto pelos seguintes itens: reportagem principal; destaques; análise; dialogos; grandes nomes, e eco-breves.
Em sua seção de arquivo podem ser encontradas as edições anteriores, desde 04 jun 2000.
Para as edições de 04 jun 2000 até 23 dez 2002, acesse:
http://www.tierramerica.info/archivo_old_esp.php
Para as edições de 06 jan 2003 até a atual (17 mar 2008), acesse:
http://www.tierramerica.info/archivo.php?lang=esp

segunda-feira, 17 de março de 2008

"Remineralize the Earth"

O site "Remineralize the Earth" promove, mundialmente, a regeneração dos solos e florestas, através de rochas do solo moídas em pó fino, como uma alternativa sustentável a fertilizantes químicos e pesticidas, criando solos férteis praticamente da mesma maneira como o faz a própria Terra. Não só precisamos reciclar e devolver a matéria orgânica ao solo, como é igualmente vital retornar todos os nutrientes minerais, que criam solos férteis e culturas e florestas saudáveis. Remineralização é essencial para restabelecer o equilíbrio ecológico e estabilizar o clima.